Quem somos nos?

Em Outubro de 2009, foi criada a ASA – Acção Social Arquidiocesana - para intervir no apoio às iniciativas das comunidades na intuição, elaboração e realização de projectos de desenvolvimento social. Assim, a ASA tem como principais objectivos apoiar a promoção e implementação de projectos e práticas que contribuam para um crescimento sustentável em áreas como a agricultura, a pesca, o artesanato, a educação e a saúde, contribuindo, assim, para o desenvolvimento a nível local, pois as suas actividades se confinam na província de Nampula e tem a sua sede na Cidade de Nampula.


A ASA é uma estrutura profissional capaz de apoiar as diferentes comissões pastorais nas suas acções sociais. O objectivo geral da ASA e a melhoria da qualidade de vida das populações que se encontram na sua área geográfica de actuação. Como objectivos específicos estão os seguintes:

1) A associação ASA tem como objectivo assessorar o Senhor Arcebispo e a Coordenação da Pastoral no discernimento dos projectos sociais e no seu acompanhamento

2) Promover praticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável em todas as áreas possíveis, agricultura, pesca, artesanato.

3) Apoiar as diferentes comissões e paroquias nas suas actividades sociais ofrecendo assistência técnica e infra-estrutura para a gestão dos projectos.

4) Desenvolver novos projectos caso seja necessário.

5) Facilitar e promover a participação e promoção das comunidades locais e outros grupos na tomada de decisão que afectam as mesmas.

6) Colaborar com todos os grupos, organizações, networks e instituições que defendam a paz e justiça social e económica em Moçambique

7) Organizar e participar em reuniões, encontros e conferencias de modo a defender os objectivos da associação.

8) Desenvolver actividades de compra em grande para poder vender a baixo preço sem fim de lucro a população como necessidades.