CP Terra e Ecologia (CPT)

A comissão Pastoral Arquidiocesa da Terra e Ecologia
é apoiada pela CAFOD e Trocaire para o projeto seguinte :

"Capacitar a homens e mulheres camponeses no uso e aproveitamento das suas terras de forma produtiva, munidos de títulos de propriedade que lhes capacitaram na prevenção e resolução de conflitos relacionados."


Os objectivos especificos são :
  • Mulheres e homens camponeses conhecem os seus direitos de posse de terra e os mecanismos de sua legalização.
  • Mulheres e homens camponeses legalizam as suas terras dentro dos mecanismos localmente disponíveis e assim como resolvem conflitos relacionados nos parametros da lei que lhes favorece.

A metodologia de trabalho sera :

  • Através da Red de Animadores de Terra e Desenvolvimento (acompanhados por um jurista e dois estudantes estagiarios da faculdade de Direito) nas paróquias e comunidades da Diocese de Nampula continuando o processo de divulgação, formação, sensibilização sobre o DUAT e delimitação de Terras comunitarias.
  • Buscando a incidência publica sobre uso e aproveitamento de Terra, em coordenação com as autoridades (tradicionais, civis, políticas), trabalham para instalar um clima de Paz e harmonia ao nível do Distrito e da Província.
  • Detectando as ameaças reais das comunidades e através da assessoria legal dar resposta para a resolução dos conflitos.

Coordenador da CP : Padre Francisco Augusto Tausse
+258 82 80 74 880