CP Juventude (CAJUNA)

Atualmente, a CAJUNA implementa um projecto em Corrane, no districto de Meconta.
Com o apoio financeiro da PIREP-FUNDEC


Centro de Formação Técnico Profissional para Jovens de Corrane



Tem sido tema de debate pelos meios de comunicação local “a possibilidade de Emprego que o jovem tem depois de terminar o ensino geral”, em que varias vezes se provou e demonstrou que maior parte de jovens que terminam algum nível do ensino geral não têm emprego porque muitas vezes não sabem fazer mais nada que ler e escrever e no máximo sabem usar o computador. Está estimado que cada ano entram 300.000 jovens (Ministério de trabalho 2006) no mercado de trabalho em Moçambique, mas a grande maioria sem alguma qualificação.



Na tentativa de fornecer uma solução para essa situação, o governo, a nível dos Ministérios de Educação e do Trabalho oferece ensino e cursos de formação técnica e profissional como forma de garantir que os jovens consigam ser auto empregados, uma vez que o empresariado nacional está ainda bastante reduzido para empregar a todos os que terminam a escola.

É de salientar que esses cursos oferecidos pelo governo não são abrangentes para todos os jovens, uma vez que a sua maioria são ministrados nas cidades não podendo assim chegar as zonas suburbanas.

Com este projecto pretendemos dar oportunidade de formação técnica profissional aos jovens do Posto Administrativo de Corrane, no Distrito de Meconta, na Província de Nampula



O documento do Ministério da Administração Estatal (perfil do Distrito de Meconta, Edição 2005), indica que o Distrito de Meconta tem 76% da população analfabeta, predominantemente mulheres, a taxa de escolarização no distrito é baixa, constatando-se que somente 40% dos habitantes frequentam ou já frequentaram a escola primaria. A maior taxa de escolarização verifica-se no grupo etário dos 10 a 14 anos, onde 46% das crianças frequentam a escola, seguido do grupo de 5 a 9 anos, o que reflecte a entrada tardia na escola. Na sua maioria, os estudantes são rapazes a frequentar o ensino primário, dada a insuficiência da rede escolar dos restantes níveis de ensino nalgumas localidades. Do total da população, verifica-se que somente 11% concluíram algum nível de ensino. Destes, 91% completaram somente o ensino primário e 5% o primeiro grau do secundário. O baixo grau de escolarização reflecte o facto de, apesar da expansão em curso, a rede escolar e o efectivo de professores serem insuficientes e possuírem uma baixa qualificação pedagógica. Tais factos são agravados por factores socio-económicos, resultando em baixas taxas de aproveitamento e altas desistências, em algumas localidades do distrito.

 
Os jovens de Corrane, Distrito de Meconta, província de Nampula, ainda não têm acesso a um centro de formação para poder melhorar as suas habilidades técnicas, estando o mais próximo na capital provincial, em Nampula, a cerca de 60 Km.

Neste contexto, o objectivo geral deste projecto é de incrementar o auto-emprego dos jovens do Posto Administrativo de Corrane, Distrito de Meconta e arredores através das formações técnicas na área de corte e costura, latoaria e carpintaria.

 O objectivo especifico é de oferecer uma formação técnica à 300 jovens da área rural do Posto Administrativo de Corrane, Distrito de Meconta na área de Carpintaria, Latoaria e Corte e Costura.



 

Pessoa de contacto : Padre Pinho dos Santos Afonso Martins
+258 82 05 07 865